domingo, 29 de março de 2009
Análise do conto O espelho
O rapaz sente-se seguro em embrenhar-se nessa aventura, pois sabe que poderá contar com a ajuda dos animais, que foram ajudados por ele. A frase "saiu pelo mundo para ganhar a vida"..., mostra que ele está disposto a aventurar-se para ter sucesso.
Além de aventureiro, ele era esperto e corajoso.
Pode-se localizar o narrador como observador, através dessas duas passagens, entre outras: "O rapaz seguiu sua estrada e adiante encontrou um carneiro"..., "Na primeira noite procurou um canto fora do reinado e disse"...
Os lugares onde a história se desenvolve, não são o mais importante, mas sim a ação dos personagens, o agravamento das situações, que aparece na mudança das palavras que o rapaz usa para pedir ajuda aos animais.
Quando a princesa concede uma nova chance para o rapaz, ela realmente espera que ele saia vitorioso, pois está apaixonada e deseja casar-se com ele.
Diferente do espelho chinês que investiga o que está dentro (do coração), o espelho da princesa investiga o que está escondido no mundo exterior, fora da pessoa que olha o espelho, por isso o esconderijo mais inusitado foi a própria bainha de sua roupa.
Acho que depois do casamento o espelho teria de volta sua função original, já que não haveria mais a necessidade de testar novos pretendentes para a princesa se casar.
Eu me lembrei de uma história chamada A menina vendida com as peras, do livro Fábulas Italianas, pag. 70, de Italo Calvino, onde a heroína ajuda o rio, a porta e os cães e em seguida é ajudada por eles, para no final casar-se com o príncipe.
domingo, 22 de março de 2009
Interpretação do conto Desenredo a partir de roteiro
- apresentação de Jó Joaquim
- aparecimento de Vilíria
- paixão dele por ela
- descoberta da traição de Vilíria com outro homem
- morte do amante pelo marido dela
- afastamento de Jó Joaquim de Vilíria
- morte do marido
- perdão de Jó Joaquim por Vilíria
- casamento dos dois
- nova traição de Vilíria
- Jó Joaquim manda Vilíria embora
- após algum tempo, passa a convencer a todos que os acontecimentos do passado não foram aqueles
- Vilíria volta, sem culpa
- Jó Joaquim e Vilíria voltam a ficar juntos.
2- Em que todos acreditavam/como Jó Joaquim conseguiu fazer isso
- Todos acreditaram que Vilíria não havia traído Jó Joaquim e que nem havia tido amantes.
- Através de antipesquisas, burlando fatos, encomendando depoimentos.
3- Vocabulário: desafaz, enfando
Expressões: refritar almôndegas
4- O personagem Jó Joaquim modifica o enredo de sua própria história, ele a reinventa.
5- "Ela era um aroma", "Todo abismo é navegável em barquinhos de papel", "Esperar é reconhecer-se incompleto"
APROFUNDAMENTOS
1-
a) façanha de Jó Joaquim: levar todos a acreditar numa outra verdade
b) como conseguiu: mudando fatos, esperando, convencendo.
c) "Pôs-se a fábula em ata": a história inventada passa a ser verdadeira.
2-
a) em todos os nomes da mulher, aparecem as mesmas letras, trocando de posições.
b) dessa forma caracteriza as diferentes faces da mulher.
3-
a)Ver para depois sorrir
b)Depois de sorrir, conheceram-se
4-
a) modificar, transformar.
5- Sim. Porque a verdade passa a ser mentira e a mentira a ser verdade.
6) "Haja o absoluto amar - e qualquer coisa se irrefuta" - em nome do amor, tudo é possível, perdoado, aceito.
7- Sim. Mesmo depois de sofrer as traições de Vilíria, Jó Joaquim insistiu em manter-se apaixonado, amando.
8- Porque ele desejava ser feliz a qualquer custo. Tinha medo de não ser feliz sem Vilíria.
O roteiro foi um norteador para o entendimento do conto. Agora vou arriscar a leitura de outras obras de Guimarães Rosa.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Ideologia no livro didático
"...Já que o livro didático da escola primária ignora a classe operária, poder-se-ia dizer que, para o aluno desta classe social, o contraste existe. Então o que fazer♪ Outro livro didático, outro professor♪ Mas a classe operária, estuda, no Brasil♪
...Depois de ter verificado como a ideologia dominante vê o conceito de trabalho e o transmite para todos aqueles que frequentam as escolas públicas, o que fazer♪
...Apesar de ser importante a denúncia já não é suficiente. Faz-se necessárias propostas alternativas. Constatada a ideologia da classe dominante no livro didático, vamos agora jogá-lo fora ♪...
... No entanto, para a classe operária a escola é um lugar privilegiado onde se dá a transmissão da cultura produzida por ela e por toda humanidade, mas a qu somente alguns têm acesso. Esta é mais uma contradição que se dá no interior da própria escola: ao mesmo tempo que sua função é transmitir a ideologia da classe dominante, é aí mesmo que algumas informações são transmitidas e que sendo elaboradas versus a vivência da classe operária poderá tornar-lhe mais um instrumento para sua luta para a transformação social.
... É este o papel revolucionário que a escola pode desempenhar. O que pode fazer (dependendo das condições da base material) é não segregar o proletariado que a frequenta.
...O novo professor preocupar-se-á também com as informações a serem transmitidas. Não se deixará levar pela idéia de que pobre não tem condições de aprender e não facilitará tudo a ponto de cair no genérico vazio, nem na simplicidade científica. Preocupar-se-á em ter uma linguagem adequada (...), usará a escola para instruir de fato seu aluno, dar-lhe-á informações sobre a vida, a história passada e presente, as ciências naturais(...). Despertá-lo-á para a reflexão, para a curiosidade científica, para a pesquisa, para a leitura(...) O novo professor contará a história da luta do trabalhador, reativará a memória nacional."
domingo, 8 de março de 2009
Seminário nota 10
Lembrei de uma reportagem que li na Folha de São Paulo, em 25/02/2009, cujo título era ESCRITORES CONSAGRADOS REPUDIAM FALSOS TEXTOS QUE CIRCULAM NA REDE.
Algumas vítimas: Luis Fernando Veríssimo, Drauzio Varella, Millor Fernandes entre outros.
A jornalista Cora Rónai publicou "Caiu na rede", Ed. Agir, uma compilação de textos falsos que podem ser lidos em tinyurl.com/caiuna rede.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Odisséia, forma e conteúdo
Também menciona práticas de tortura, lembrei da ditadura militar.
O amor é incansável, tolerante, vítima da intolerância alheia e teimoso, por que não dizer invencível. Essa é a odisséia do amor.