domingo, 19 de abril de 2009

É possível escolarizar a literatura, sem desfazer, desvirtuar ou falsear o texto literário

Agora ao final do curso, consigo pensar em maneiras (pequenas, tímidas) de trabalhar com o letramento literário na escola:
Aproveitar o que já é uma prática na sala de aula e promover pequenas mudanças. Participar da roda de leitura da classe, levando também para casa os mesmos livros, para compartilhar as minhas impressões com as crianças e ser um modelo de leitor visível para elas (por que eu já leio muito, mas elas não sabem disso).
Iniciar uma comunidade de leitores, ainda não sei muito bem como, onde possamos conversar sobre os livros que lemos além "dos muros da escola", compartilhar o comportamento leitor dos familiares, suas preferências etc.
Apesar do currículo, das provas, dos relatórios, reuniões de formação, de pais, e tudo mais que a escola nos impõe, ela é o lugar onde os alunos vão ter contato com a literatura. É preciso que nós professores possamos mediar esse contato da melhor forma possível.

Biblioteca Digital Mundial

Pessoal,

no dia 21/4, o portal da Unesco vai inaugurar a Biblioteca Digital Mundial, com obras digitalizadas de várias bibliotecas do mundo! Quem entrar no portal antes da inauguração vai ter acesso as orientações para o uso www.unesco.org. O acesso é gratuito e as obras estarão disponíveis em 7 línguas. Lembrei das aulas da Antonia (que saudade!), quando conversamos sobre a Biblioteca de Alexandria, que tinha cópias de obras importantes de várias bibliotecas.

Então, vamos aproveitar!

Bom feriado a todos e nos vemos na quinta.