domingo, 14 de junho de 2009

O processo de producao de textos segundo Flower e Hayes

Todo o texto traz informacoes muito interessantes sobre o detalhamento do processo de produção de textos, mas particularmente o desdobramento desse modelo em outras pesquisas, que procuraram observar traços estilísticos durante a escrita e relaciona-los com o produto final, o próprio texto, foi o ponto que mais chamou minha atenção.
Apesar de haver uma regularidade no uso do tempo para cada uma das etapas de escrita, os pesquisadores Levy e Ransdell, observaram que a revisão era a etapa com menor tempo de dedicação e que isto era determinante para a baixa qualidade do texto.
A maneira como cada escritor utilizou o tempo nas etapas de produção era tão individual, que foi chamada de assinatura da escrita.
Quando o texto mencionou a memoria de longo prazo como " um armazém de conhecimentos sobre o tópico e a audiência, sobre escrita de textos e problemas de representação", relacionei com os conhecimentos que o aluno deve ter sobre o tipo de texto, o destinatário, a linguagem do texto, ao propormos uma produção. Esse armazém pode existir na mente e nas fontes externas, no meu entendimento alem de livros, podem ser o professor e colegas.