Ao ler os documentos curriculares, PCN e o Referencial de expectativas do Municipio, pude observar que a selecao dos generos aborda a dimensao enunciativa discursiva dos textos, em que nao apenas os aspectos estruturais sao trabalhados, mas tambem o contexto de producao em que estao inseridos.
No entanto, no Referencial de expectativas do Municipio, fica mais clara a concepcao discursiva, ja que ha a divisao dos generos de acordo com as esferas discursivas. A preocupacao com o contexto de producao esta explicito nas atividades de preparacao para a leitura:
Nas abordagens dos textos que apresentaremos nos próximos itens, tentamos incorporar às análises elementos de ordem social e histórica relativos ao gênero trabalhado. Tentamos considerar também, sempre partindo de pistas lingüísticas, a situação de produção e de recepção de cada discurso, colocando diante dos olhos do leitor quem fala, para quem, os lugares sociais dos interlocutores, os posicionamentos ideológicos, os suportes, a intencionalidade do discurso etc.
Nas Orientacoes curriculares do Estado, os generos aparecem nas situacoes didaticas e me pareceu que o contexto de producao e tratado de maneira superficial:
Leitura diária, para os alunos, de contos, lendas, mitos e livros de história em capítulos de forma a repertoriá-los ao mes-mo tempo em que se familiarizam com a linguagem que se usa para escrever, condição para que possam produzir seus próprios textos.
Leitura, pelos alunos, de diferentes gêneros textuais (em todas as séries do Ciclo) para dotá-los de um conhecimento procedimental sobre a forma e o modo de funcionamento de parte da variedade de gêneros que existem fora da escola. Isto é, conhecerem sua forma e saberem quando e como usá-los.